Fabiana Langaro Loos

08 de maio – Dia do Artista Plástico

Dia 08 de maio comemora-se o Dia do Artista Plástico. É uma data que as pessoas não celebram, não há divulgação, a maioria das pessoas, além de muitos artistas plásticos, nem lembram dela, mas ela existe. Com a intenção de não deixar esse dia passar totalmente em branco, e quem sabe, ser mais lembrado no próximo ano, resolvi escrever algumas linhas.

O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu, estado de São Paulo. Almeida Junior teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.

Quais as recompensas de ser artista plástico, se vale a pena ou não exercer essa profissão? Bem, em primeiro lugar, considero que vale a pena ser o que a gente quer ser, fazer o que gosta, mesmo que isso seja menos ou mais lucrativo financeiramente. Acredito que o primordial da vida é ser feliz. Com certeza, passamos a maior parte da vida trabalhando, então, nada melhor que trabalhar em algo que nos dê prazer. Com prazer fica mais fácil o empenho e o conseqüente triunfo na nossa profissão, longe de ser um trabalho “mecânico”, feito com o único objetivo de ganhar o salário do fim de mês. Por isso, vale a pena ser artista plástico.

Obter prazer trabalhando e colaborar com a vida cultural da cidade e região é sempre gratificante. Acredito que quando trabalhamos com amor, de forma séria, de forma profissional, podemos ter retorno em qualquer profissão. Não estou dizendo que é uma tarefa fácil. É preciso correr atrás, não ficar parado no tempo e no espaço, esperando as coisas acontecerem. É necessário ser uma pessoa ativa e, digo isso, referindo-me a qualquer profissão.

Fazer uso de seu tempo de forma consciente, não deixando, simplesmente, a vida passar. Trabalhar com arte é sempre empolgante. Nas artes, além do aspecto financeiro, existe a questão de comunicação, de conseguir uma resposta das outras pessoas, é possível transmitir sensações através da pintura. É possível, questionar, ensinar, provocar, revolucionar e fazer pensar. Sempre precisamos pensar.

Infelizmente, a profissão do artista plástico ainda não é regulamentada por lei, mas esse problema não é empecilho para nós, artistas plásticos, que acreditamos em nossa profissão. Felicito todos os artistas plásticos pela passagem de seu dia e agradeço todas aquelas pessoas que acreditam na arte. Uma vez ligado nas artes, o interruptor não apaga mais.

13 comentários para “08 de maio – Dia do Artista Plástico”

  1. joise fabiola viera disse:

    adoreiiii muito bom fakla td q queria

  2. Gilson Aureliano da Silva disse:

    Olá, sou formado em artes plásticas na Belas Artes. Leciono em escolas,mas a educação é uma área muito desgastante. Meu sonho é poder trabalhar com minha arte, divulgar e dividir o meu tempo entre educação e Arte. Confesso que sou um tanto medroso, terminei a faculdade à 13 anos entrei na educação por necessidade, mas abafei meu veio artístico. Sinto que isso me frustra um pouco. Gosto meuito de desenho, pintura cerâmica e escultura. Me dou bem com quase qualquer material na mão. Sou formado também em teologia e tenho pesquisado muito a relçaõ Arte/Religiosidade, mas de uma forma aberta, buscando entender o quanto a busca da arte está relacionada com a busca das origens e de si mesmo em diversas culturas. Está dentro de mim.
    Tenho tido um pouco de dificuldade em saber como posso começar a divulgar meu trabalho. como as pessoas podem se interesar por minhas obras, mas sem virar um simples artesanato, para cobrir paredes. Gostei muito do seu ponto de vista, vai de encontro com o que penso.

  3. Gilson Aureliano da Silva disse:

    Olá, sou formado em artes plásticas na Belas Artes. Leciono em escolas,mas a educação é uma área muito desgastante. Meu sonho é poder trabalhar com minha arte, divulgar e dividir o meu tempo entre educação e Arte.
    Confesso que sou um tanto medroso, terminei a faculdade à 13 anos entrei na educação por necessidade, mas abafei meu veio artístico. Sinto que isso me frustra um pouco. Gosto meuito de desenho, pintura cerâmica e escultura. Me dou bem com quase qualquer material na mão. Sou formado também em teologia e tenho pesquisado muito a relçaõ Arte/Religiosidade, mas de uma forma aberta, buscando entender o quanto a busca da arte está relacionada com a busca das origens e de si mesmo em diversas culturas. Está dentro de mim.
    Tenho tido um pouco de dificuldade em saber como posso começar a divulgar meu trabalho. como as pessoas podem se interesar por minhas obras, mas sem virar um simples artesanato, para cobrir paredes. Gostei muito do seu ponto de vista, vai de encontro com o que penso.
    Agradeço por dividir sua experiência e conhecimento conosco, se puder receber mais informações que ajudem um artista querendo encontrar seu espaço, desde já agradeço!
    Gilson

  4. maria vieira disse:

    bom demais!!!!!!!!!!!!!!

  5. alice disse:

    muito bom fala q eu queria

  6. Venancio Pinheiro disse:

    Sou artista e membro do m8m (Movimento 8 de maio) Aqui em Natal comemoramos e muito nossa data, para este anos teremos um artista para cada praça pintando. PINTANDO NA PRAÇA, um projeto do nosso atelier com o apoio dos artistas e da Fundação José Augusto.

  7. [...] This post was mentioned on Twitter by Rafael Abreu, Ronaldo. Ronaldo said: Dia do Artísta plástico é hoje. Veja o porque em. http://www.fabianalangaroloos.com.br/wpress/?p=115 [...]

  8. sancho disse:

    comc e o trabalho de um artista plastico

  9. SILVIA MEIRELES LEMOS disse:

    SOU DE PORTO ALEGRE HÁ UM MES FAÇO CURSO DE ESCULTOR NO ATELIE
    SELMO RAMOS, ME DESCOBRI POR ACASO SEMPRE TRABALHEI COMO EMPREGADA DOMÉTICA, MAS SEMPRE SENTI QUE AQUELA PROFISSÃO NÃO ERA PARA MIM TAVA FALTANDO ALGUMA COISA. FOI QUANDO UM DIA EM MINHA CASA OLHEI PARA O LADO E PENSEI… EU TENHO QUE FAZER ALGO…EU SENTIA UMA NECESSIDADE IMENSA DE CRIAR ALGUMA COISA E VI MINHAS ESCULTURAS DE ARGILA QUE SEMPRE FIZ COMO UM ROBI E NUNCA AS VALORIZEI FAZIA-AS POR FAZER ENTÃO DECIDI PROCURAR UM CURSO E ME ESPECIALIZAR, FOI QUANDO ENTREI NAQUELA ATELIE E ME APAIXONEI PELAS ESCULTURAR FIQUEI ABOBADA COM TANTA ARTES AMEI AQUELE LUGAR E DESDE DESSE DIA ENTÃO COMECEI A ME APRIMORAR, E ESTOU ENCANTADA COM O BUSTO QUE ESTOU FAZENDO LÁ NO CURSO, ACHO QUE ME ACHEI. HA POR UM ACASO EU FAÇO ANIVERSÁRIO DIA 8 DE MAIO, E FIQUEI MUITO FELIZ POR TER NASCIDO NUM DIA TÃO IMPORTANTE POIS DESDE DE CRIANÇA SOU APAIXONADA PELA ARTE, AMO PINTURA, DESENHO, ESCULTURA, MÚSICA, FOTOGRAFIA TUDO QUE ENVOLVA A ARTE.

  10. ARISTON GLEDSON (BIRO-BIRO DE ICÓ-CE) disse:

    Observei este relato e achei muito interessante. Sou Artista Plástico icoense e cearense, tenho um Ateliê de artes no centro histórico de Icó. Trabalho há bastante tempo com arte, sou educador do Programa Integração AABB Comunidade desde 2001. Estou concluindo o ensino superior em Licenciatura Específica em Língua Portuguesa, além de ser acadêmico do curso de Artes Pásticas pela UECE. Gosto muito de ler livros de artes, que traz toda trajetória de vida dos grandes mestres que contribuíram para o crescimento das artes em geral.

  11. Sou formada em artes e tento nesta jornada ganhar a vida!
    Não é fácil seguir profissionalmente na carreira, mas é muito prazeroso. Cada peça, cada tela, cada grafite e cada trabalho realizado com o nosso potencial nos deixa plenamente orgulhosos e prazerosos…

    Então, temos que nos sentir muito lisonjeados, pois além de sermos guerreiros na vida, tentamos levar os problemas sociais muito mais leves, através de cores, formas e magia.
    PARABÉNS PARA NÓS!
    Um grande beijo

  12. Marianne disse:

    TENHO 15 ANOS,AINDA NAO SOU FORMADA MAS JA PRATICO ARTES PLASTICAS E QUERO SER UMA PROFISSIONAL NA AREA,INFELIZMENTE NO BRASIL NAO HA MUITO RECONHECIMENTO,TALVEZ PELA CONCEPÇAO QUE MUITAS PESSOAS TEM DE SER ARTISTA NAO DA FUTURO,QUE E UMA PROFISSAO INUTIL DE PESSOAS DESOCUPADAS,E UM PROBLEMA MUITOS TALENTOS SAO DISPERDIÇADOS,TODA A CRIATIVIDADE E LIBERDADE QUE HA EM UM ARTISTA DEVEM SER DIVULGADOS… PARABENS A TODOS OS ARTISTAS PLASTICOS…

  13. carmen disse:

    Sou artista plástica, mas ando afastada das artes por algum tempo. Louca pea voltar, mas infelizmente ainda não ta dando…Temo perder o caminho…Mas sei que em algum momento retornarei, não há pressa, há o desejo de me reconciliar com o que mais amo fazer. Obrigada pelo belo texto, gostaria de partilha-lo na minha página do facebook. Alguma objeção?

Deixe um comentário